Chega de dias-vazios!

Estou trazendo abaixo a minha tradução de uma resposta à post muito famoso no Reddit, feita pelo usuário ryans01.

Tudo começa com o Redditor maxstolfe (“Max”) fazendo uma publicação no subreddit /r/GetDesciplined chamado “I just don’t care about myself” – “Eu não me importo mais comigo mesmo”.

No texto o rapaz comenta sobre os diversos problemas que tem, e principalmente sobre a grande falta de motivação que sente.

Por exemplo, a falta de vontade em empenhar-se na faculdade, a falta de vontade em fazer amigos, enfim.

Segue a tradução de uma resposta incrível, que acabou recebendo 43 Golds.

Max, parece que você está passando por uma época bem difícil. É uma saco, também já passei por muitas e por isso posso dizer que meio que sei do quê você está falando. Já estive nesse círculo vicioso da autodúvida, frustração e tédio.

Vou te contar algumas coisas, se me permitir. Você pode ler se quiser. Você pode ler novamente mais tarde, também se quiser. Mas, se eu tiver gasto esse tempo todo para escrever e não te servir de nada, nós dois ficaremos desapontados.

Mas você não TEM QUE fazer isso. Você não TEM QUE fazer nada. A escolha é sempre sua.

(Quem sou eu? Meu nome é Ryan e moro no Canadá. Acabei de mudar para outra cidade, para trabalhar no meu emprego dos sonhos, que, aliás, consegui seguindo as regras abaixo. Devo meu sucesso a pessoas muito legais, gentis, amorosas e “maiores” do que eu. Quando tenho a chance de oferecer um pouquinho de ajuda que recebi, é uma maneira de agradecê-los).

Regra número um – Você não vai mais ter dias-vazios. O que é um dia-vazio? É um dia em que você não faz nada que te leve em direção aos seus sonhos, objetivos, desejos ou qualquer coisa que você queira. Chega de dia-vazio. Não estou dizendo que você tem que construir um prédio por dia, não é essa a ideia. Estou tentando explicar é que você tem que se prometer a viver no novo sistema de dias-não-vazios. A partir de agora você VIVE nesse sistema.
Não fez nada o dia todo e são 23:58? Escreva uma frase. Faça uma flexão de braços. Leia uma página de um capítulo. Porque UM não é ZERO, entende?

Quando você está neste ciclo de não fazer nada, seu comportamento padrão é de não fazer nada, e isso mantém o ciclo. É com ele que você está acostumado. Tornar-se o mestre universal da produtividade não acontece com você estando dentro deste ciclo. Acontece quando você consegue SEQUÊNCIAS DE DIAS-NÃO-VAZIOS. Esta é a regra número um. Não se esqueça.

La deuxieme regle [A segunda regra] – É, eu aprendi Francês… Coisa de Canadense. Desculpe a falta de acentos, mas vamos à regra número dois: Seja grato aos 3 “vocês”.
Se você quiser amar alguém e quer que esta pessoa te ame de volta, a primeira coisa a ser feita é aprender à se amar, e os três você são a chave disso. Seja grato ao você-do-passado pelas coisas positivas que você fez. E faça favores ao você-do-futuro, como se fosse para seu melhor amigo.

Se sentindo mal hoje? Pare um segundo, pense em uma boa decisão que você-do-passado fez ontem. Salada no lugar do Big Mac? MUITO OBRIGADO, EU DE ONTEM! Guardou algumas moedas para comprar aquele doce que estava querendo? MUITO OBRIGADO, EU DE ONTEM! Essa é a primeira parte: gratidão.

A segunda parte é fazer um favor para você-do-futuro, como se fosse para seu melhor amigo – e no caso de você achar que não possui nenhum, você já tem dois: você-do-passado e você-do-futuro.

Está entediado, cansado, e não quer fazer nada além de ficar no Facebook/jogar videogame/assistir TV? Foda-se você-do-presente, faça isso para seu melhor amigo, você-do-futuro.

Vou fazer uma caminhada de 5km (ou 25 metros, o importante é ser mais do que zero!). Seja grato por tudo que você-do-passado fez. Isso vai tornar sua vida melhor.

O comportamento de sempre fazer algo por outra pessoa (você-do-futuro) e agradecer alguém por ter feito algo bom por você (você-do-passado) é a chave para sentir gratidão e ser produtivo. Acredite em mim. Com o passar do tempo, esse comportamento de ser grato aos outros vai te ajudar nos seus caminhos.

Regra número três - não se preocupe, já estou acabando. Agora, pegue um pedaço de papel e caneta e anote. Sério, você precisa marcar fisicamente em um papel.
PERDOE-SE. De verdade.
Talvez você já tenha conseguido a experiência, o dinheiro, a habilidade, a força e o talento para fazer o que quer que fosse. Mas, por algum motivo, ainda não conseguiu fazer. Você fica se sentindo mal por não ter feito o que poderia, de ser quem você gostaria de ser.

Mantenha a cabeça erguida! Sentir-se desapontado com você mesmo só vai te tornar menos produtivo. Tentou o seu melhor para ter um dia não-vazio ontem, mas falhou?

E daí!? Perdoe o você-do-passado, ele é seu melhor amigo. “Eu te perdoo”.

Mas e hoje!? Hoje será uma ótima oportunidade para um dia não-vazio. Faça favores para você-do-futuro. Lembre-se dos seus melhores amigos.

E claro, perdoe. “Eu me perdoo” – diga em voz alta.

Última regra. Regra número quatro - é a mais fácil e tem apenas três palavras: Exercícios e livros. Simples assim. É um conselho bem genérico, mas, quando você se exercita diariamente você fica mais inteligente. Quando se exercita você se sente bem por causa das endorfinas (valeu, corpo!). Quando se exercita, você limpa sua mente.

E, além disso, quando você se exercita, estará fazendo um grande favor para você-do-futuro.

Quanto aos livros, praticamente tudo que você já pensou, sentiu, passou ou quer saber como fazer – sei lá, qualquer coisa – já foi vivenciado por alguém. Livros, Max!

Você postou no Reddit sobre não se importar com você mesmo? Isso é um ótimo primeiro passo! (dia não-vazio: “muito obrigado, eu do passado por ter postado!”).

Sabe o que mais você pode fazer? Ler “7 hábitos de pessoas altamente bem sucedidas”. Leia Inteligência Emocional (Daniel Goleman). Leia De bom a Excelente (Jim Collins). Leia Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman). Leia livros que te ajudarão a compreender. Leia o subreddit de fitness e incorpore novos hábitos a sua rotina.

Ler é como a flauta mágica do teletransporte no Super Mario 3: Faz com que você chegue no próximo nível muito mais rápido :)

E é isso. Há muito mais sobre como transformar dias-sem-zeros em dias altamente produtivos, mas não é essa sua missão agora. Sua missão é sequências de dias-sem-zeros, perdão e favores.

Então você tem 36 trabalhos pra entregar em 24 minutos e vai ser impossível acabar todos?! Você-do-passado te colocou em uma grande encrenca.

Mas lembre-se: Perdoe-se. Faça o que puder fazer nestes 24 minutos, e siga em frente.

Espero ter lhe ajudado um pouco, Max. Eu poderia continuar escrevendo sobre isso pra sempre, mas me prometi fazer uma corrida de 15 minutos ouvindo “A. Skillz beats Working Volume 3″. Partiu :)

Ah, um último conselho. Se você, após ter lido isso tudo, acordar amanhã e não se lembrar das quatro regras, por favor, por favor, leia de novo.

Tenha um excelente dia!

Resumindo:
Dias não-vazios – tantos quanto forem possíveis
Há três vocês. Lembre-se da gratidão e dos favores.
Perdoe-se.
Exercícios e Livros (que na verdade significa auto-aperfeiçoamento físico, mental e emocional).
Do original: http://www.reddit.com/r/getdisciplined/comments/1q96b5/ijustdontcareabout_myself/cdah4af

E aí, qual foi seu non-zero de hoje? :)

Valeu Daniela Polizel pela ajuda com a revisão do texto!